terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cidade Resende-RJ




Exibir mapa ampliado

Resende

Resende é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Situa-se na região do Vale do Paraíba Fluminense e faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Resende é um importante tecnopólo, abrigando importantes indústrias, como a fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen e a única indústria de enriquecimento de urânio brasileira, das Indústrias Nucleares do Brasil, entre outras.

O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense, e está entre os dez maiores do estado. Com seu alto PIB per capita, longa expectativa de vida e alto nível de infraestrutura, Resende é apontada como a terceira melhor cidade fluminense, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento e a quinta melhor segundo o Índice de Qualidade dos Municípios (IQM), medido pela Fundação CIDE.

Turismo

Resende é a capital da Região das Agulhas Negras, que é considerada uma das mais belas do Brasil. A região é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus relevos montanhosos, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora. A região das Agulhas Negras conta com cerca de 345 hotéis e 4.000 acomodações. A região é o segundo pólo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a Capital.

Dos mais importantes pontos turísticos destacam-se:

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional Itatiaia, localizado em Itatiaia e em Resende é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. O parque possui montanhas com quase 3000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada, rios de águas cristalinas, que formam piscinas naturais e cachoeiras de tirar o fôlego. A portaria do parque fica a 16 km do centro de Resende.

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá, distrito de Resende, é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso. Com colonização alemã, paisagem alpina, cachoeiras, locais esplêndidos para a prática de esportes como o vôo livre, canoagem, trilhas e mountain bike , a localidade conta com uma rede hoteleira atuante, com restaurantes que variam da comida caseira (mineira) à tradicional, com destaque para os pratos preparados com o pinhão. Nos últimos anos ficou famosa a Festa do Pinhão e o Festival Gastronômico que reúne na serra renomados “chefs de cozinha”. Distante 36 km do centro urbano de Resende, parte da estrada conta com pavimentação.

Academia Militar das Agulhas Negras

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) oferece visitas guiadas em suas belas e impressionantes instalações e museus, basta se dirigir ao local em horário comercial.

Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça

O Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça, com grandes extensões de matas preservadas, nascentes e riachos encontra-se a cachoeira que dá nome ao local, com 200 metros, é o maior salto do estado do Rio. Nos 35 km de estrada do Centro até a Fumaça percorrem-se povoados que mais parecem estar no passado, como Pedra Selada e Jacuba.

Parque Municipal da Serrinha do Alambari

O Parque Municipal da Serrinha do Alambari, distante 12 km do centro de Resende, com o espaço territorial entre as cotas 700 e 2300m, divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, com excelente condição de preservação do ecossistema local, fortalece sua vocação de lazer amparada por Plano Diretor e criação da Área de Proteção Ambiental (APA). Possui condições climáticas excelentes, cachoeiras em rios com águas límpidas e frias. Abriga o Camping Clube do Brasil, um de seus principais atrativos.

Engenheiro Passos

Engenheiro Passos, distrito de Resende, distante 28 km do centro, tem como marca registrada a presença dos hotéis-fazenda, todos eles em sedes antigas de grandes propriedades rurais. Os casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba e conciliam conforto com a tradicional comida caseira, rios, cachoeiras, a vida natural do campo com passeios a cavalo e charrete, além da proximidade com a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Centro Histórico de Resende

O Centro Histórico de Resende possui diversos casarões, praças, pontes e igrejas do século XIX. O melhor conservado, entre todos os prédios históricos do município, é sem dúvida, a Fazenda do Castelo, localizada próxima ao centro do município. Concluída em 1835, em estilo neo-romântico, com 26 cômodos e 650 m² de área construída, foi sede de uma fazenda de café com mais de mil alqueires de extensão.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 12 de maio de 1747 e foi inaugurada em 1813. Sofreu algumas reformas, mas ainda conserva em seu acervo, algumas peças de sua época de construção. Merece destaque a imagem de Sant’ Anna e Nossa Senhora Menina em madeira e de tamanho natural.

A Ponte Nilo Peçanha foi construída em 1904 sobre o Rio Paraíba do Sul, é uma ponte de estrutura metálica pré-fabricada, importada da Bélgica. Forma hoje, em conjunto com a Igreja Matriz de N. S. da Conceição, um dos mais bonitos cartões-postais do centro do município.

Aeroporto de Resende

No Aeroporto de Resende estão instalados o Aeroclube de Resende e o Clube Skydive Resende de pára-quedismo, que atrai turistas profissionais e amadores de todo o Brasil, devido a excelente infra-estrutura do local, pouco fluxo aéreo e as boas condições atmosféricas. Essa combinação faz de Resende um dos melhores locais para o salto no Brasil. O Aeroporto de Resende já sediou o Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo.

Personalidades
* Anália Franco - professora, jornalista, poetisa e filantropa brasileira.
* Derville Allegretti - jornalista e político brasileiro.
* Jorge Henrique de Souza - futebolista brasileiro.
* Luís Murat - jornalista, poeta e político. Fundador da cadeira número 1 da ABL.
* Luís Pereira Barreto - foi presidente da Assembléia Constituinte de São Paulo.
* Soraia Cals - marchand brasileira de arte.
* Alexandre Ramos Samuel - jogador de vôlei conhecido nacionalmente como Tande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário